Iniciadas ontem (20), as inscrições para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 vão até o próximo dia 31. O Encceja é voltado para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e querem obter a certificação de conclusão dos ensinos Fundamental e Médio.
Até a data da prova, os inscritos necessitam ter pelo menos 15 anos. A idade mínima exigida para o certificado de Ensino Médio é 18 anos.
As provas serão realizadas no dia 25 de agosto em 611 municípios brasileiros. Elas serão constituídas de quatro objetivas, com 30 questões cada e mais uma Redação. O aluno aprovado deve ter 100 pontos nas provas objetivas e 5 na Redação.
Quem não alcançar a pontuação para obter o certificado, recebe uma declaração parcial de proficiência.
Nesta edição do Encceja, a novidade é que haverá um edital em Libras e para o participante que já apresentou laudo médico em outras edições, não precisará apresentar um novo laudo.
Os participantes que são surdos, têm deficiência auditiva e os surdocegos devem declarar ano ato da inscrição se usam aparelho auditivo ou implante coclear.