Bolsonaro critica decisão do STF de criminalizar homofobia
15 de junho de 2019
Ministro do STF suspende gratuidade de 30 minutos em estacionamentos privados de São Luís
15 de junho de 2019

‘Arraiá do Povo’ abre com chave de ouro primeira noite de festança

Um sucesso absoluto a primeira noite de festança no ‘Arraiá do Povo’. Um público numeroso e descontraído dirigiu-se ao estacionamento da Assembleia Legislativa do Maranhão, ao lado do Complexo de Comunicação, na noite desta sexta-feira (14), para prestigiar a abertura do terreiro, coordenado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), com apoio do Governo do Estado.

O arraial deu o sinal verde por volta das 19h e as apresentações avançaram até as primeiras horas de sábado. O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), e a presidente do Gedema, Ana Paula Lobato, subiram ao palco para dar as boas-vindas ao público e, também, para convidar a comunidade a aproveitar as três noites de programação junina.

 “Nós estamos muito felizes em inaugurar esse arraial com esse público numeroso e animado, prestigiando a cultura popular maranhense. É um momento de confraternização entre os servidores e a comunidade, e assim será ao longo das três noites. Gostaríamos de convidar a todos para virem para cá, desfrutar desse arraial alegre, seguro e com uma rica programação”, disse.

Ana Paula Lobato complementou: “Estamos na segunda edição do ‘Arraiá do Povo’ e esta noite é apenas o começo, pois ainda temos mais duas pela frente. É uma festa muito bonita e estamos aguardando todos aqueles que gostam de São João”.

Além de pessoas da comunidade, a primeira noite foi prestigiada por deputados estaduais, federais, secretários de estado e representantes do poder público municipal. O diretor de Comunicação da Assembleia, jornalista Edwin Jinkings, também se fez presente e acompanhou toda a festança. Ele destacou a transmissão ao vivo da programação pela TV Assembleia, bem como pelas redes sociais e Rádio Assembleia online.

“Esse trabalho de transmissão ao vivo é muito importante para que possamos levar a beleza e a grandiosidade desta festança para quem está em casa e não pôde vir. Afinal, nós temos um dos melhores festejos juninos do Brasil e um diversidade de ritmos que muito nos orgulha e isto precisa ser veiculado”, disse Edwin Jinkings.  

Atrações

As manifestações folclóricas evoluíram animadas e a primeira a se apresentar, logo após o show do grupo “Folia de Três”, formado pelos cantores Emanuel de Jesus, Luciana Pinheiro e Castro Júnior, foi o Boizinho Barrica, sob a batuta do diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão.

“Parabéns à Assembleia Legislativa por esta maravilhosa festa, que repete o sucesso do ano passado. É um orgulho para a Companhia Barrica estar aqui hoje, trazendo as nossas danças, as nossas toadas e contando a história do nosso folguedo”, frisou Godão.

Depois do Boizinho Barrica, foi a vez do Boi Lendas e Magias, grupo criado no Centro Histórico de São Luís. Segundo o presidente da manifestação folclórica, Valkilmer Monteiro, o grupo fez uma estreia marcante no ‘Arraiá do Povo’ e contagiou o público. “Nos apresentamos ontem na Cidade Operária e, hoje, estamos aqui para abrilhantar esta festa da Assembleia. Nós trouxemos 120 integrantes e estamos achando tudo muito bonito e organizado, com um sistema de som perfeito”. disse.

Na sequência, apresentou-se o Boi de Axixá, que este ano celebra o seu Jubileu de Diamantes (60 anos). Leila Naiva, presidente de honra do batalhão, prestou uma homenagem ao presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto. “Nós estamos comemorando 60 anos de história e queremos homenagear o presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, com a Comenda Francisco Naiva. Nosso muito obrigado”.

Othelino Neto agradeceu dizendo que se sentia extremamente honrado com a homenagem. “É uma honra para nós receber esta homenagem do Boi de Axixá, que é um dos mais contagiantes do Maranhão e o qual parabenizamos pelos seus 60 anos de existência”, disse.

Depois do Boi de Axixá, o terreiro recebeu o Boi de Maracanã, sotaque de matraca e um dos mais tradicionais do Maranhão. O batalhão centenário é coordenado pelos filhos do cantador Humberto de Maracanã, entre eles, Ribinha de Maracanã, que segurava um maracá. A presidente do boi, Maria José Soares, disse que Maracanã não para no São João, pois tem agenda lotada. “Hoje, viemos trazer o nosso batalhão pesado de Maracanã para este lindo arraial, que tem tudo a ver com a gente, pois é feito para o povo. E Maracanã é povo, pois graças ao povo que nossa agenda está cheia”, disse Maria José Soares.

A última atração da noite foi o cantor cearense Matheus Fernandes, que levou o ritmo sertanejo e atraiu o público para o tablado. O artista fez um show completo, com destaque para os seus mais tocados sucessos e algumas homenagens. 

Barracas

O público aproveitou cada momento da festança, ora assistindo às apresentações no tablado, ora se deliciando com a comida típica vendida nas barracas caipiras. Na área central do arraial, foram dispostas mesas com cadeiras para que o público pudesse acompanhar a festa com mais comodidade.

As quatro barracas são coordenadas pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Paróquia Santo Antônio de Pádua, Associação dos Ex-Deputados do Maranhão (em parceria com o Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória) e Sindicato dos Servidores Públicos da Assembleia Legislativa do Maranhão.

“É o segundo ano que participamos e toda a renda aqui obtida irá para a Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Vicente Fialho, que pertence à Paróquia Santo Antônio de Pádua. Temos aqui cerca de 20 pessoas trabalhando, vendendo arroz de cuxá, arroz de Maria Isabel, vatapá, cuxá, farofa, churrasquinho, bolos diversos e mingau de milho”, disse Lucinda Valporto, da barraca da Paróquia Santo Antônio de Pádua.

Segurança, acessibilidade e serviços médicos

Todo o espaço foi sinalizado e o item acessibilidade foi garantido em toda a área do arraial. Do lado esquerdo do tablado, uma área ficou reservada para cadeirantes e o amplo terreiro ainda conta com serviços médicos e segurança reforçada.

O público elogiou a presença de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e assistentes sociais, que ficaram de prontidão, do início ao término da programação. “É um arraial completo, pois pensaram em todos os detalhes. Está uma maravilha”, disse a estudante Mariana Gonçalves, que participou da festança com o namorado e o irmão.

Uma ambulância deu suporte para eventualidades. Quarenta profissionais da Casa controlaram o trânsito, dando apoio às barracas e no entorno do estacionamento.  Além disso, um detector de metal portátil foi empregado para evitar a entrada de qualquer objeto que pudesse oferecer perigo.

FONTE – AGÊNCIA ASSEMBLEIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *