Assecom /Dep. Adelmo Soares
O deputado Adelmo Soares iniciou a agenda da semana cumprindo intensa rodada de diálogos pelas secretarias de governo. Na companhia do prefeito Calvet Filho e da primeira-dama do município rosariense, Estela Calvet, o parlamentar esteve na Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), onde foi recebido pelo secretário Márcio Honaiser.
Com forte penetração nas secretarias de governo, o deputado Adelmo Soares tem se destacado como um articulador de vias que possam driblar a crise econômica gerada pela pandemia da COVID-19. “Nós continuamos plantando desenvolvimento. Rosário é uma importante cidade maranhense e merece a atenção de todos. Mais uma vez, tivemos encontros propositivos. Os efeitos da crise gerados pela pandemia devem ser combatidos assim, com união e responsabilidade”, destacou o parlamentar por meio das redes sociais.
O chefe da pasta estadual de desenvolvimento aproveitou para garantir empenho e celeridade nas ações que vão beneficiar o povo rosariense.
“Quarta-feira da próxima semana, nossa equipe de engenharia e da segurança alimentar já estará na cidade vistoriando os pontos que são melhores para implantar o Restaurante Popular. Restaurante que vai levar comida a baixo custo e com qualidade. E, também, até o início do mês que vem, logo na primeira quinzena, faremos a entrega dos equipamentos, de todas aquelas pessoas que já foram treinadas no ‘Mais Renda’, no final do ano passado”, frisou Honaiser.
Ainda durante a agenda, o deputado e os representantes do município de Rosário passaram pela Secretaria Estadual de Educação, onde garantiram a implantação de duas Escolas Dignas para a cidade.
SOBRE O MAIS RENDA
O Programa “Mais Renda” foi instituído pelo Governo do Estado com o objetivo de oportunizar a inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da inserção e organização dos empreendimentos existentes na informalidade, buscando ampliar a renda desses trabalhadores. Em execução em 14 municípios maranhenses, o programa ‘Mais Renda’ tem como meta beneficiar cerca de 2 mil trabalhadores do ramo alimentício e de beleza em todo o estado.
O “Mais Renda” já está em vários municípios e tem o objetivo de ampliar a renda e melhorar a qualidade de vida capacitando e incluindo trabalhadores informais de alimentos e de beleza.
Os beneficiários recebem kit de negócio composto por fardamento oficial, utensílios e equipamentos, como carrinhos adequados à venda de alimentos ou no manuseio da área da beleza.
SOBRE O RESTAURANTE POPULAR
O Governo do Maranhão investiu de forma volumosa em ações de segurança alimentar, permitindo um avanço inédito na garantia dos direitos à alimentação e, consequentemente, à saúde da população maranhense.
Por meio da SEDES, o Governo do Estado ampliou a quantidade de refeições servidas em todos os restaurantes da rede de segurança alimentar e incluiu, ainda, o serviço de jantar na capital também no valor de R$ 3 reais.
Atualmente o Maranhão conta com 25 unidades de alimentação, sendo 23 restaurantes populares e duas cozinhas comunitárias. Só no Governo Flávio Dino, foram 19 equipamentos entregues à população, número que irá aumentar com as 30 cozinhas que já estão em fase final de construção.
Entre as cozinhas comunitárias, está a 1ª cozinha quilombola do Brasil, construída em Alcântara e entregue em outubro/2018. Cerca 12 milhões de refeições são servidas nos equipamentos de alimentação do governo em 4 anos de gestão.
SOBRE AS ESCOLAS DIGNAS
O programa Escola Digna constitui-se como a macropolítica de educação da SEDUC e tem por finalidade institucionalizar as ações da secretaria em eixos estruturantes que subsidiam teórico, político e pedagogicamente as ações educativas da Secretaria de Estado da Educação, como política de Estado, de modo a orientar as unidades regionais, as escolas e os setores da SEDUC, dando-lhes uma unidade em termos de concepção teórica e metodológica para o desenvolvimento das práticas pedagógicas. Dentre os eixos que compõem a Macropolítica estão: fortalecimento do Ensino Médio, na perspectiva de uma política de educação integral e integrada, Formação Continuada dos profissionais da educação, Regime de colaboração com os municípios que institucionaliza o Escola Digna enquanto programa de governo, Gestão Educacional, Avaliação institucional e da Aprendizagem e o eixo que transversaliza os demais, Pesquisa, Ciência e Tecnologias.