Assembleia aprova projeto que inclui absorvente higiênico na cesta básica
12 de agosto de 2021
Dra. Cleide assegura apoio de Passagem Franca em 2022
12 de agosto de 2021

MPMA inaugura primeiro estacionamento verde do Maranhão, em São Luís

Com o objetivo de estimular as boas práticas ambientais e contribuir para a arborização, o Ministério Público do Maranhão inaugurou, na manhã desta quarta-feira, 11, o primeiro estacionamento verde do Maranhão. A solenidade foi realizada nas dependências da Procuradoria Geral de Justiça, no Calhau, em São Luís.

A iniciativa faz parte do programa Estacionamento Verde, proposto pelo Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão e pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A adesão do MPMA foi feita em março deste ano.

A finalidade é incentivar as instituições públicas e privadas a arborizarem os estacionamentos não cobertos, independentemente do tamanho da área. A adesão é voluntária e a instituição recebe apoio técnico para a implementar a ação.

Ao dar boas-vindas aos participantes da cerimônia, a procuradora de justiça e presidente da Comissão de Gestão Ambiental do MPMA, Mariléa Campos dos Santos Costa, destacou o pioneirismo no âmbito estadual maranhense. “O estacionamento verde é realidade e o primeiro de um órgão público no Maranhão. Tem objetivo de estimular outras instituições públicas e privadas”.

O vice-presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Reinaldo Campos Castro Júnior, parabenizou a administração superior pela iniciativa. “O Ministério Público está cumprindo o dever de casa de proteção do meio ambiente. Assim, a instituição serve como espelho da sociedade, pois o exemplo serve como modelo para outras instituições”.

Em seguida, a doutora em Agronomia, professora e chefe da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Uema, Ariadne Enes Rocha, afirmou que o Ministério Público deu um passo significativo na responsabilidade socioambiental, na medida que ações locais têm efeitos globais. “Trata-se da responsabilidade e compromisso com o planeta e com a vida. O estacionamento verde é um estímulo para outras instituições adotarem práticas ambientalmente responsáveis”.

Em seguida, a secretária municipal de Meio Ambiente, Karla Conceição Lima, enalteceu a iniciativa ministerial e o exemplo pioneiro em defesa de um ambiente mais equilibrado. “Conte conosco. Conte com a Secretaria de Meio Ambiente”, enfatizou.

O deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Rafael Leitoa, igualmente colocou o parlamento estadual à disposição do MPMA nas iniciativas para garantir o plantio de árvores. “Podemos atuar, juntos, para incentivar que as instituições adotem a mesma prática”.

Ao destacar a necessidade de uma articulação institucional forte para a manutenção dos ecossistemas e recursos naturais, o coordenador do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão (FEA), Sálvio Dino, lembrou que nossa geração está atrasada na adoção de práticas de combate à degradação ambiental. “Todos devemos contribuir e não temos tempo a perder. Esta solenidade traz o simbolismo e a contribuição prática, que é o plantio de árvores”.

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, destacou o ineditismo da iniciativa ministerial ao implantar o estacionamento verde. “Sem o meio ambiente equilibrado, não vivemos. O Ministério Público tem que dar o exemplo. Nossa gestão está contribuindo para o meio ambiente”, pontuou o chefe do MPMA.

AUTORIDADES

O dispositivo de honra da cerimônia contou com a presença da corregedora-geral do MPMA, Themis Maria Pacheco de Carvalho; subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite; o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural, Luis Fernando Cabral Barreto Júnior; a promotora de justiça Elyjeane Alves Carvalho (Escola Superior); e o diretor das Promotorias de Justiça da Capital, Esdras Liberalino.

Igualmente estiveram presentes na solenidade membros e servidores da instituição.

FONTE – MPMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *