Com o objetivo de estimular as boas práticas ambientais e contribuir para a arborização, o Ministério Público do Maranhão inaugurou, na manhã desta quarta-feira, 11, o primeiro estacionamento verde do Maranhão. A solenidade foi realizada nas dependências da Procuradoria Geral de Justiça, no Calhau, em São Luís.
A iniciativa faz parte do programa Estacionamento Verde, proposto pelo Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão e pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A adesão do MPMA foi feita em março deste ano.
A finalidade é incentivar as instituições públicas e privadas a arborizarem os estacionamentos não cobertos, independentemente do tamanho da área. A adesão é voluntária e a instituição recebe apoio técnico para a implementar a ação.
Ao dar boas-vindas aos participantes da cerimônia, a procuradora de justiça e presidente da Comissão de Gestão Ambiental do MPMA, Mariléa Campos dos Santos Costa, destacou o pioneirismo no âmbito estadual maranhense. “O estacionamento verde é realidade e o primeiro de um órgão público no Maranhão. Tem objetivo de estimular outras instituições públicas e privadas”.
O vice-presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Reinaldo Campos Castro Júnior, parabenizou a administração superior pela iniciativa. “O Ministério Público está cumprindo o dever de casa de proteção do meio ambiente. Assim, a instituição serve como espelho da sociedade, pois o exemplo serve como modelo para outras instituições”.
Em seguida, a doutora em Agronomia, professora e chefe da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Uema, Ariadne Enes Rocha, afirmou que o Ministério Público deu um passo significativo na responsabilidade socioambiental, na medida que ações locais têm efeitos globais. “Trata-se da responsabilidade e compromisso com o planeta e com a vida. O estacionamento verde é um estímulo para outras instituições adotarem práticas ambientalmente responsáveis”.
Em seguida, a secretária municipal de Meio Ambiente, Karla Conceição Lima, enalteceu a iniciativa ministerial e o exemplo pioneiro em defesa de um ambiente mais equilibrado. “Conte conosco. Conte com a Secretaria de Meio Ambiente”, enfatizou.
O deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Rafael Leitoa, igualmente colocou o parlamento estadual à disposição do MPMA nas iniciativas para garantir o plantio de árvores. “Podemos atuar, juntos, para incentivar que as instituições adotem a mesma prática”.
Ao destacar a necessidade de uma articulação institucional forte para a manutenção dos ecossistemas e recursos naturais, o coordenador do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão (FEA), Sálvio Dino, lembrou que nossa geração está atrasada na adoção de práticas de combate à degradação ambiental. “Todos devemos contribuir e não temos tempo a perder. Esta solenidade traz o simbolismo e a contribuição prática, que é o plantio de árvores”.
O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, destacou o ineditismo da iniciativa ministerial ao implantar o estacionamento verde. “Sem o meio ambiente equilibrado, não vivemos. O Ministério Público tem que dar o exemplo. Nossa gestão está contribuindo para o meio ambiente”, pontuou o chefe do MPMA.
AUTORIDADES
O dispositivo de honra da cerimônia contou com a presença da corregedora-geral do MPMA, Themis Maria Pacheco de Carvalho; subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite; o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural, Luis Fernando Cabral Barreto Júnior; a promotora de justiça Elyjeane Alves Carvalho (Escola Superior); e o diretor das Promotorias de Justiça da Capital, Esdras Liberalino.
Igualmente estiveram presentes na solenidade membros e servidores da instituição.
FONTE – MPMA