SNIS: municípios têm até o dia 30 de maio para fornecer informações sobre saneamento básico
23 de maio de 2022
Abertos os Jogos Escolares Ludovicenses 2022
26 de maio de 2022

Violência doméstica será tema de audiência na Câmara Municipal

A violência doméstica será o tema de audiência pública, a ser realizada na Câmara Municipal de São Luís. O evento é resultado de solicitação do vereador Ribeiro Neto (Patriota), apresentada na Casa Legislativa e que obteve aprovação dos demais parlamentares. A audiência está prevista para o dia 4 de agosto e terá como tema Quebrando o Silêncio.

Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica. A iniciativa teve início em 2002, sob coordenação da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e desde então, é promovida anualmente. Atualmente, oito países da América do Sul promovem o debate – Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto. A data foi batizada como Dia de Ênfase contra o Abuso e a Violência e na ocasião, ocorrem, além dos debates, passeatas, fóruns, escola de pais e diversos eventos educativos com foco no alerta, informação e combate à violência.

Estatísticas

A proposta do vereador Ribeiro Neto vem reforçar as discussões sobre violência doméstica e contribuir com as iniciativas de combate a este crime. Na capital, em média 10 pedidos de medidas protetivas são solicitados por dia, na Casa da Mulher Brasileira, que fica no Jacarati e funciona 24 horas. Os casos vão desde agressão até crimes contra a honra, segundo a Polícia Civil.

Mulheres vítimas também podem registrar os casos pelo 190, pelo aplicativo Salve Maria Maranhão e solicitar medidas protetivas por meio da Delegacia Online e do portal do Judiciário do Maranhão.

FONTE – CAMARA DE SÃO LUÍS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *