A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, de quinta-feira (13) até sábado (15), uma nova edição do mutirão de glaucoma em seis municípios da regional de saúde de Santa Inês. Durante o mutirão serão realizadas consultas para diagnóstico e tratamento da doença.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressalta a importância desse apoio do Governo do Maranhão na prevenção e tratamento do glaucoma nos municípios, alcançando cada vez mais a população, oferecendo atendimento o mais próximo possível das suas residências. “Um dos principais compromissos do governador Carlos Brandão, é exatamente caminhar de mãos dadas com os gestores municipais, e o mutirão é o fortalecimento das ações de assistência à saúde nos municípios, facilitando o acesso da população ao diagnóstico e tratamento do glaucoma”, destacou.
Nesta edição, participam do mutirão seis municípios da regional de Santa Inês. São eles: Igarapé do Meio, Santa Luzia do Tide, Bom Jardim, Pindaré-Mirim, Santa Inês e Monção. Para facilitar o atendimento, no local do mutirão, deve-se ter em mãos os seguintes documentos: cópia do documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço. Além disso, as pessoas precisam ficar atentas aos dias e horários do atendimento, informações que serão divulgadas em seus respectivos municípios.
Glaucoma
É uma condição ocular que afeta o nervo óptico e pode levar à perda permanente da visão se não for tratado. O nervo óptico é responsável por transmitir informações visuais do olho para o cérebro. No glaucoma, a pressão intraocular aumenta e danifica o nervo óptico, resultando em perda de visão periférica e, eventualmente, central. Se for detectado precocemente e tratado adequadamente, é possível preservar a visão. É importante realizar exames oftalmológicos regulares para detectar o glaucoma precocemente e iniciar o tratamento o mais cedo possível.
Programação do mutirão do glaucoma
Quinta- feira (13)
– Igarapé do meio
16h às 18h
Sexta- feira (14)
– Santa Luzia do Tide
8h às 12h
– Bom Jardim
14h às 16h
– Pindaré-Mirim
16h30 às 18h
Sábado (15)
– Santa Inês
8h às 15h
– Monção
A partir das 16h
FONTE – GOVERNO DO ESTADO