No programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (26), a apresentadora Elda Borges recebeu o superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no Maranhão, Danivan Borges Mendes Lacerda, para um bate-papo sobre o Crediamigo, um programa específico de microcrédito que objetiva atender às necessidades do micro e pequeno empreendedor maranhense, fazendo com que seus negócios impulsionem e cresçam de modo seguro e mais econômico.
De acordo com Danivan Borges, os microempreendedores atendidos pelo Banco do Nordeste, tiveram acesso a R$ 1,01 bilhão em financiamentos, entre janeiro e setembro de 2022.
“O valor representa mais de 260 mil operações de crédito realizadas por meio do programa de microcrédito Crediamigo Banco do Nordeste, que beneficiaram diretamente a estruturação e manutenção de empreendimentos sediados no setor urbano, em todos os 217 municípios maranhenses, impulsionando a economia do estado”, afirmou Danivan Borges.
Ele afirmou que os recursos são destinados a investimentos na aquisição de móveis, utensílios, máquinas e equipamentos, reforma e assistência técnica de instalações físicas, compra de veículos automotores, além de capital de giro para aquisição de matéria-prima e mercadorias.
“O Banco do Nordeste possui linhas de financiamento captadas em condições especiais para viabilizar projetos de infraestrutura e, também, linhas de financiamento do Fundo Constitucional do Nordeste à disposição de projetos que alavanquem o desenvolvimento econômico e gerem emprego e renda.”, explicou o superintendente.
Para elas
Danivan Borges informou, ainda, que no Maranhão, de todo o público atendido pelo Crediamigo, a maioria são mulheres, que é o perfil do cliente mais participativo no programa. “Por isso, o Banco do Nordeste dispõe da linha especializada para o público feminino: o Crediamigo Delas”, disse.
Por fim, ele reiterou o compromisso do Banco em participar de todos os projetos de interesse do governo do Maranhão, Parlamento Estadual e da sociedade maranhense como um todo.
“Devemos trabalhar em conjunto, pois o potencial que o Maranhão tem de exportação é gigante e precisamos fomentar mais o empreendedorismo aqui. O BNB disponibilizará recursos da ordem 300 milhões de dólares, e que tende a aumentar. Somos um banco focado na questão do desenvolvimento e na capacidade de investimento e precisamos apoiar estes projetos”, concluiu.
FONTE: ALEMA