Inep publica edital com regras para o Enem 2023
9 de maio de 2023
Com investimentos em segurança, Governo do Estado promove mais de 110 militares
10 de maio de 2023

‘Café com Notícias’ – Especialista fala sobre Maio Roxo e importância da prevenção ao câncer de intestino

O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, desta terça-feira (9), recebeu o médico coloproctologista Flávio Roberto Santos, que falou sobre o Maio Roxo, mês de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais. Ele destacou a importância da prevenção ao câncer de intestino, de se buscar atendimento médico e deu dicas para se ter uma melhor qualidade de vida.

O especialista ressaltou que o câncer de intestino é o terceiro mais comum no Brasil – após o de mama e de próstata – e acomete mais de 45 mil pessoas por ano, daí a importância da colonoscopia, exame que ajuda no diagnóstico da doença.

“É um câncer facilmente prevenivel, com a colonoscopia, que é o exame endoscópico do intestino e com o qual a gente consegue localizar, identificar e retirar algumas lesões chamadas de pólipos, que são modificações, ainda que benignas, e podem evoluir e se transformar em doença maligna”, afirmou o especialista, alertando que a primeira colonoscopia deve ser feita a partir dos 45 anos, caso não haja histórico da doença na família ou sintomas.

A alta letalidade da doença, segundo o especialista, é resultado de fatores diversos, como a dificuldade de acesso ao exame na rede pública de saúde, o pudor dos pacientes em torno do exame e a falta de conscientização sobre a necessidade de prevenção. “O pessoal ainda tem uma ideia muito arcaica do exame”, disse.

O especialista reforçou ainda que o problema é também cultural, porque o brasileiro só busca a assistência médica quando já está apresentando os sintomas de uma doença. “É um erro. Os tumores de intestino, e de várias outras regiões, são totalmente silenciosos. A gente precisa trabalhar essa cultura de prevenção, e para todas as doenças”, observou.

Flávio Roberto detalhou, ainda, sobre sintomas aos quais deve-se ficar atento. Entre os principais, estão sangramento, perda de peso, anemia e diarreia ou constipação (prisão de ventre) sem razão aparente. “São sinais de que alguma coisa de sua saúde intestinal pode não está bem”, alertou.

O especialista também deu dicas de uma alimentação para ajudar no funcionamento do intestino, citando que se deve comer a tangerina e a laranja com o bagaço, a maçã com casca e que o pão ou a torrada devem ser integrais.

FONTE: ALEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *