Previsão da inflação subiu para 6,03% este ano, diz Boletim Focus
15 de maio de 2023
SÃO LUÍS – MPMA promove instalação do Núcleo de Apoio às Vítimas
16 de maio de 2023

Estreia – ‘Sustentabilidade na Prática’ destaca entrevista com Pedro Chagas, titular da Sema

O programa ‘Sustentabilidade na Prática’ estreou nesta segunda-feira (15), na Rádio Assembleia (96,9 FM), trazendo uma entrevista com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas. O comando da atração é das jornalistas Marina Souza e Maria Regina Telles.

“A atuação da Sema é muito ampla, ela vai desde o desenvolvimento econômico até, de fato, a gestão do meio ambiente no estado do Maranhão. E a gente não pode fazer isso apartado dos nossos municípios, essa é uma determinação do nosso governador Carlos Brandão (PSB)”, ressaltou o titular da Sema.

Segundo Pedro Chagas, já são 63 municípios com a gestão do setor municipalizada, sendo que a meta é alcançar 100 cidades até o fim do ano. “Isso faz com que tenhamos mais eficiência e diminui a nossa carga de processos. Se o Município não licencia, sobra para o Estado”, destacou.

O secretário detalhou para os ouvintes o papel da pasta, responsável por desenvolver políticas para controle, desenvolvimento, exploração e fiscalização do meio ambiente e dos recursos naturais do estado, como o monitoramento do desmatamento, das queimadas, das chuvas, a balneabilidade das praias, entre outros.

O secretário, que antes foi o titular da Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (SEGEP), também falou de um dos principais projetos da atual gestão que é dar fim à poluição das praias, por meio de uma parceria com Companha de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), na qual serão investidos R$ 40 milhões para a despoluição das praias de São Luís.

“A Caema entra com toda a parte operacional e a Sema entra com a assessoria técnica”, relatou, destacando que o recurso já está garantido pelo governo do Estado e o projeto tem duração de quatro anos.

Pedro Chagas também falou da importância de serem realizadas ações educativas e de conscientização da população e dos turistas sobre a importância de preservação não só das praias, mas de outros pontos turísticos naturais do Maranhão.

Quanto ao desmatamento no estado, o secretário afirmou que constantemente é feita a fiscalização e o monitoramento das áreas, bem como ações repressivas. Ele destacou, ainda, a situação das cidades afetadas pelo fenômeno das voçorocas, caso de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas, e respondeu às perguntas dos ouvintes. 

FONTE: ALEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *