Concita Pinto propõe reserva de vagas para filhos de domésticas em creches
23 de junho de 2023
Parlamentares solicitam serviços de limpeza em bairros de São Luís
27 de junho de 2023

15 anos da ‘Lei Seca’ e redução do número de mortes no trânsito são abordados no ‘Café com Notícias’

O programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (26), na TV Assembleia, recebeu o tenente do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária do Maranhão (BPRv), Edisio Loiola, para falar sobre a ‘Lei Seca’ (Lei federal 11.705/2008), que em 2023 completa 15 anos, com uma redução de 30% nas mortes no trânsito decorrentes de ingestão de bebidas alcóolicas. O tenente falou sobre as ações desenvolvidas com esse objetivo.

“Nós conseguimos perceber porque há cinco anos, quando fazíamos as operações de Lei Seca, tínhamos um número bastante elevado de condutores flagrados. E a gente percebe nas operações que realizamos hoje que esse total de condutores flagrados, que fazem o teste, reduziu bastante. Então, vemos essa conscientização, principalmente da população ludovicense”, disse.

O tenente Loiola também atribuiu essa redução à grande quantidade de ações educativas realizadas nos últimos anos e a intensificação das fiscalizações. E explicou um pouco sobre o processo de organização das blitzes, como é feita a escolha dos locais e quais as estratégias utilizadas para evitar que condutores fujam das abordagens.

O militar ressaltou que os condutores que se recusam a fazer o teste, assim como aqueles que fazem o teste e têm o consumo de bebida detectado sofrem punições, como multa no valor de R$2.900,00 e, em alguns casos, apreensão do veículo.

A Lei nº 11.705/2008, aprovada em 2008, ficou mais conhecida como ‘Lei Seca’ por reduzir a tolerância no nível de álcool no sangue de quem dirige. Com a sanção da nova lei, o Código de Trânsito Brasileiro foi alterado, trazendo mudanças nos hábitos da população.

FONTE: ALEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *