Foi iniciado nesta terça-feira, 19, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís, o curso “Técnicas especiais de busca, coleta e análise de dados financeiros”. O treinamento é promovido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (CAO-ProAd) e pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) com apoio da Escola Superior.
O curso se estende até quarta-feira, 20, e é direcionado a membros e servidores do Ministério Público do Maranhão. O objetivo é capacitar os profissionais para combater o desvio de recursos públicos a partir da investigação por fontes abertas, coleta de dados, análise de vínculos e tramitação de informações de dados financeiros.
Ministrado por membros do centro de estudos Lege Education & Training, o treinamento visa ampliar os conhecimentos da equipe do MPMA para prevenir a corrupção e ampliar o ressarcimento aos cofres públicos dos valores desviados em atos ilícitos.
O promotor de justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro Fabiano Cossermelli iniciou o treinamento abordando a importância da definição precisa do objeto de investigação, seleção dos mecanismos investigatórios e delimitação dos requerimentos. Ele também abordou temas relacionados à quebra de sigilo telefônico e telemático, dados de conexão à internet, rastreamento, apreensão e indisponibilidade de ativos virtuais.
A programação terá seguimento com as apresentações do advogado João Bonvicino e do presidente do Instituto de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, Bernardo Mota.
FONTE: MPMA