Em clima junino, a presidente do Boi Encanto da Ilha, Carla Rodrigues, foi a convidada do programa ‘Toda Mulher’ desta quarta-feira (13), na TV Assembleia. Além de estar à frente da manifestação do sotaque de orquestra, fundada há 29 anos, no bairro Madre Deus, ela também comanda a Associação Cultural Encanto da Ilha, que trabalha com mulheres que fazem o bordado tradicional do bumba meu boi.
“A Associação deu muito certo. Hoje, além de representar o boi, eu represento essas mulheres bordadeiras, nossas artesãs”, afirmou, ressaltando que o trabalho ajuda mulheres da comunidade e gera renda.
Carla Rodrigues, que herdou o boi da mãe e fundadora, Justina Baima, também falou sobre a luta e o papel vivenciado pela mulher hoje nos grupos de boi. “É um desafio grande. As mulheres estão, hoje, tomando esse espaço, que já era masculino, onde os homens que mandavam. Hoje, a gente tem mulher comandando, mulher cantando no meu boi”, declarou.
Quanto ao trabalho no boi, ela afirma que a luta maior é para manter o legado construído pela mãe: “Meu desafio, além de ser mulher, é de manter o que ela deixou”.
Ela comemorou, ainda, a participação do grupo no lançamento do São João do Maranhão em São Paulo, promovido pelo Governo do Estado, e o sucesso das peças produzidas pelas mulheres da Associação Cultural Encanto da Ilha. “Levamos o bumba meu boi e os bordados tradicionais. Foi um sucesso. Os chapéus bordados, os souvenirs, as canetas”, assegurou.
Sobre o São João, ela disse que a expectativa está a mil em torno da finalização dos preparativos para a festança. “Chegou esse momento mágico do São João, para todos os nossos brincantes, para a nossa cidade, que recebe o colorido do São João. O coração fica a mil, com certeza”, afirmou.
FONTE: ALEMA