O complexo da Lagoa da Jansen, um dos cartões postais da capital maranhense com extensão de 5,3 km, está passando por uma ampla revitalização que abrange a recuperação de equipamentos de esporte e lazer, pistas de skate e de corrida, urbanização de praças, canteiros, calçadas, academia ao ar livre, entre outros. O cronograma de obras e serviços tem prazo para encerrar no final deste ano.
“Seguindo a determinação do governador Carlos Brandão, estamos empreendo todos os esforços em uma ampla revitalização do complexo da Lagoa da Jansen, com serviços e obras em diversas frentes coordenadas pela Secretaria de Estado de Governo [Segov]. A intenção é que esse espaço ambiental e de lazer, seja totalmente revitalizado e possa fomentar o turismo, o desenvolvimento econômico, com a atração de mais estabelecimentos comerciais para o entorno da Lagoa, e oportunize espaços para o bem-estar e qualidade de vida da população”, destacou o secretário da Segov, Márcio Machado.
Os serviços e obras no entorno da Lagoa da Jansen compreendem: lavagem e reparos na calçada da Praça dos Veleiros, próximo ao BPTur; urbanização do canteiro central na saída da Av. Mario Meireles sentido à Av. dos Holandeses, com instalação de toten de comunicação visual e delimitação de novo canteiro para plantas; recuperação das quadras de tênis, com troca de alambrado e redes; recuperação da pista de skate; recuperação no piso da Praça do Foguete (pisos e brinquedos); reforma da academia ao ar-livre próximo a concha acústica; reforma das placas de concreto em toda extensão das pistas de cooper e ciclismo em todo perímetro da Lagoa; roçagem; revitalização da ponte na entrada do Mirante; instalação de nova comunicação visual e sinalização de todo o complexo, etc.
Entre as ações de revitalização da Lagoa, destaca-se a pista de skates que será modernizada para os praticantes dessa modalidade de esporte e a academia ao ar livre próxima à concha acústica, que receberá novos equipamentos, como explica o secretário adjunto da Segov, Bernardo Leite.
“A academia ao ar livre receberá novos aparelhos e duráveis para atender a população. Estamos também interferindo na pista de skates, ouvimos a população, os praticantes, para modernizarmos essa pista, da mesma forma como faremos com a de bicicross”, ressaltou.
O engenheiro Samuel Dória, Supervisor de Projetos da Segov, é responsável pelo acompanhamento das obras na Lagoa e relatou que a revitalização do complexo também contempla projetos para atração de novos estabelecimentos como bares e restaurantes, pela parceria pública-privado.
“Vamos colocar em funcionamento bares e restaurantes, com a revitalização desses espaços onde antes funcionaram esse tipo de estabelecimento. Todos vão voltar a funcionar brevemente. Além disso, na Praça dos Veleiros, fizemos a lavagem hidrotérmica de todo o piso e agora vamos recuperar todos os quiosques daquela região, para movimentar a economia”, enumerou.
Ainda estão previstos e já em cronograma para execução no complexo da Lagoa: a recuperação de toda calçada em frente próxima às quadras de tênis; a reforma da pista de motocross; reforma da calçada no Mirante; recuperação das quadras poliesportivas da Praça dos Veleiros e a recuperação asfáltica do acesso ao Mirante da Lagoa.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO