Endividamento das famílias brasileiras cai para 78,5% em julho
1 de agosto de 2024
Brandão e Marcelo Freixo dialogam para ampliar a promoção internacional do turismo no Maranhão
2 de agosto de 2024

Lançamento do Cartão Transporte Universitário em pauta no ‘Café com Notícias’

A iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo facilitar o acesso de estudantes da rede pública em seus deslocamentos até a instituição de ensino

O programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (2) recebeu o secretário de estado da Juventude, Thiago Prado, que falou sobre o lançamento do Cartão Transporte Universitário no Maranhão, que aconteceu hoje.

O programa tem como objetivo facilitar o acesso dos estudantes em seus deslocamentos até a instituição de ensino. A iniciativa beneficia estudantes universitários, alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA – Unidades Plenas) e alunos do ensino médio da Rede Estadual da Grande Ilha (Paço do Lumiar, São Luís, São José de Ribamar e Raposa).

“O objetivo do Cartão Transporte Universitário é combater os índices de evasão escolar, garantindo recursos para o deslocamento dos estudantes até as instituições de ensino. Os beneficiários recebem um cartão para custear o transporte terrestre ou fluvial que melhor se adeque às suas necessidades e realidades locais”, explicou o secretário.

Mais de 25 mil jovens já foram contemplados com o benefício em quase sete anos de existência do programa. E aqueles que tem interesse em participar devem consultar os critérios presentes no edital disponível no site transporteuniversitario.juventude.ma.gov.br.

Nesta edição, o programa contemplará 5.370 jovens em todo estado. Quanto aos valores do benefício, alunos da Grande Ilha recebem R$400,00 e os alunos dos demais municípios recebem R$800,00. O secretario ressalta que o valor é pago em parcela única, por edição do programa.

“Entre os critérios para participação da seleção é estar matriculado em uma instituição da rede estadual de educação, como IEMA e universidades. Ao ser contemplador, o jovem recebe o cartão com o benefício, que pode ser utilizado no debito ou na modalidade espécie, que ele saca o valor do recurso”, ressaltou Thiago Prado.

FONTE: ALEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *