O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu na manhã desta sexta-feira (16) a professora Cricielle Muniz, diretora-geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Ela fez uma detalhada explanação sobre as ações, os projetos e o programa de expansão da instituição em diversos municípios do estado.
Entrevistada pelos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira, Cricielle Muniz explicou que o instituto, criado em janeiro de 2015, é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que oferece ensino médio, técnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.
“Somos uma instituição que trabalha com o intuito de ampliar a oferta de educação profissional, científica e tecnológica no Maranhão. É importante salientar que a proposta do nosso governador Carlos Brandão é no sentido de implantar o nosso Instituto em todas as regiões do estado, oferecendo à sociedade condições e oportunidade para o desenvolvimento dos seus potenciais, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do nosso estado”, declarou Cricielle Muniz.
Estrutura
Ela acrescentou que, na atual estrutura, já existem 46 Iemas Plenos, que ofertam ensino médio técnico em tempo integral e dois Iemas bilíngues de ensino fundamental (uma unidade em São Luís e outra na cidade de Santa Inês). Além disso, há 27 Iemas vocacionais para oferta de cursos profissionalizantes, com formação inicial e continuada. Para a diretora-geral do Iema, os investimentos na educação representam desenvolvimento não apenas para a comunidade, mas para o estado como um todo.
“Costumo dizer que educação não é custo; é investimento. E é com essa concepção que o Iema, como equipamento educacional, tem mudado a história da juventude no Maranhão. Hoje, o Iema é uma fábrica de sonhos e o governador Carlos Brandão também acredita que a educação é a ferramenta para transformar a vida do nosso povo”, ressaltou.
Durante a entrevista, Cricielle Muniz discorreu também sobre sua trajetória profissional, frisando que já ocupou diversos cargos na administração pública estadual, como coordenadora do Serviço Travessia, coordenadora do Programa Minha Casa Melhor e coordenadora da Escola Ambiental do Maranhão.
“Sou muito grata pela confiança depositada em mim. Minha história, minha trajetória no Iema é a prova de que, no governo de Carlos Brandão, todos com competência e preparo técnico podem conquistar um espaço de decisão”, assinalou Cricielle Muniz.
“Fico feliz de contribuir para o crescimento deste Instituto, que tem função indispensável para o crescimento dos alunos enquanto indivíduos e do nosso estado como um todo”, ressaltou.
FONTE: Agência Assembleia