A 64ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema 2024) é uma grande vitrine de negócios, gerando emprego e renda no estado. Mas para garantir o crescimento do setor agropecuário, aliado ao desenvolvimento sustentável na região, o Governo do Maranhão levará para a feira diversas iniciativas de preservação do meio ambiente, além de projetos científicos para implantação de novas tecnologias no setor.
A feira acontece de 1º a 8 de setembro, no Parque Independência, em São Luís. A exposição é realizada pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), em parceria com o Governo do Maranhão e integra o calendário oficial de feiras e exposições agropecuárias do estado. O evento reúne, em um só lugar, shows, mostras agropecuárias, competições, capacitações e várias opções de lazer e entretenimento.
O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) participará da 64ª Expoema, esclarecendo sobre os programas de acesso ao crédito, regularização fundiária e habitação no campo.
Os técnicos do Iterma tirarão dúvidas sobre o programa Paz no Campo, o Programa Nacional de Crédito Fundiário e o programa Esta Casa Agora é Minha, além de apresentar os avanços e parcerias recentes.
Durante o evento, o Iterma oferecerá, também, atendimento ao público, incluindo cadastro de pessoas físicas e jurídicas por meio do Sistema Eletrônico de Cadastro e Regularização Fundiária (SICARF). Também serão realizadas, de 3 a 5 de setembro, capacitações, palestras, mesas-redondas e exposições.
Preservação do meio ambiente
Por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), o Governo do Maranhão apresentará práticas sustentáveis no agronegócio, minimizando os impactos negativos ao meio ambiente e mostrando que produção e preservação precisam andar juntas.
A Sema estará presente todos os dias do evento levando atividades de educação ambiental, atendimento técnico, apresentação sobre os programas Floresta Viva, Simplifica Maranhão, Maranhão Sem Queimadas, dentre outros.
A agenda conta ainda com oficinas de produção de mudas, oficina de pluviômetros artesanais, oficinas de coleta seletiva e compostagem e capacitações.
Inovação tecnológica
Já a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) estará participa da Expoema 2024 com um stand no qual apresentará projetos dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharia de Pesca e Medicina Veterinária.
O público terá acesso às pesquisas e tecnologias desenvolvidas na universidade, com foco nas práticas agropecuárias e no desenvolvimento sustentável, aproximando os visitantes das atividades acadêmicas e científicas realizadas na instituição, destacando a aplicação prática das pesquisas.
Fiscalização
A segurança e qualidade dos produtos agropecuários também estará em pauta durante a Expoema 2024. Durante a feira, fiscais do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq) estarão com stand montado no pavilhão da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), onde tirarão todas as dúvidas do público sobre os serviços de verificação, informações sobre a finalidade da metrologia e a importância da proteção do consumidor, bem como da segurança da indústria agropecuária por meio das fiscalizações.
No stand do Inmeq/MA estarão disponíveis serviços de verificação de produtos pré-embalados como arroz, açúcar e café para garantir que a quantidade indicada na embalagem corresponda ao conteúdo real, protegendo o consumidor contra práticas desleais.
O Inmeq disponibilizará, ainda, serviços ao público em geral como a verificação de Esfigmomanômetros, que são os aparelhos utilizados para medir a pressão arterial, assegurando que os resultados sejam confiáveis e precisos.
Também serão oferecidos exames de densidade e resistência para avaliação de fios e cabos elétricos para verificar sua conformidade com os padrões técnicos e de segurança, essencial para prevenir falhas e garantir a segurança elétrica.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO