Enem 2024: começa hoje prazo para pedir reaplicação de provas
11 de novembro de 2024
Iracema Vale disse que reeleição simboliza aprovação do trabalho realizado à frente da Assembleia Legislativa
13 de novembro de 2024

SÃO LUÍS – MPMA participa de Seminário de Atualização em Policiamento Comunitário Escolar

Na última sexta-feira, 8, o promotor de justiça Vicente de Paulo Silva Martins, coordenador do Programa Comunitário em Mediação e Práticas Restaurativas (MP na Comunidade), participou de mesa de debate sobre o tema “Mediação de conflitos e construção de relações de confiança no ambiente escolar”, no Seminário de Atualização em Policiamento Comunitário Escolar, promovido pela Polícia Militar do Maranhão, no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau.

Na oportunidade, Vicente Martins apresentou a proposta de funcionamento do Núcleo Comunitário de Mediação e Práticas Restaurativas da Divineia e os resultados alcançados no âmbito do Projeto Escola pra Vida (PEV), cujo objetivo é colaborar para a construção de comunidades escolares seguras e pacificadas, por meio de ações com foco no fortalecimento de vínculos comunitários, na gestão de conflitos e na promoção do protagonismo juvenil.

Policiais militares conheceram o trabalho de mediação desenvolvido pelo programa MP na Comunidade

Atualmente, o Programa é executado em parceria com a Organização Social Comunitária Caiane Mateus, Secretarias de Educação do Estado e Município e 11 instituições de ensino localizadas nas adjacências do Núcleo Divineia.

Os indicadores do projeto apontam que, de agosto de 2022 a junho de 2024, 3.816 membros de comunidades escolares foram sensibilizados e mobilizados para a gestão de conflitos sem violências, dentre os quais 1.532 participaram de atividades de capacitação. No período, também aconteceram 83 ações promovidas pelas Células de Cultura de Paz criadas nas escolas.

Vicente Martins enfatizou que esses resultados são fruto da articulação para o trabalho em rede, fomentada pelo MP na Comunidade no território. O promotor de justiça também ressaltou que recebeu com alegria o convite para participar do evento e acredita que se trata de um grande “reconhecimento da Polícia Militar para com o trabalho de pacificação social e aproximação da sociedade que o Ministério Público vem desenvolvendo”.

Participaram da mesma mesa Solange Castro Cordeiro, coordenadora do Comitê de Cultura de Paz da Secretaria Municipal de Educação; Áurea Regina dos Prazeres Macedo, coordenadora pedagógica da Unidade de Ensino Básico (UEB) Professor Ronald da Silva Carvalho; e Emily Gabrielle Mendes de Oliveira, educanda do Centro de Ensino Paulo Freire.

Áurea Macedo discorreu sobre o impacto positivo das ações do PEV na UEB Professor Ronald da Silva Carvalho. Enquanto gestora, ela participou da elaboração da agenda do projeto na escola e acompanhou a execução das atividades de formação. Aproximadamente 400 alunos estão participando dos Círculos de Diálogo realizados na escola, com temas direcionados para a promoção de vínculos afetivos e combate ao bullying.

Emily Gabrielle relatou sua experiência como facilitadora de Círculo em Formação. A estudante participou da capacitação realizada na sua escola, onde também integra a Célula de Cultura de Paz.

Solange Cordeiro, por sua vez, fez a fala de fechamento da mesa, conectando os conceitos de Justiça Restaurativa às práticas apresentadas e provocando reflexões acerca das estratégias de promoção da cultura de paz nas escolas. 

FONTE: MPMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *