Neto Evangelista diz que base está preparada para apoiar indicação de Brandão ao Palácio dos Leões
9 de maio de 2025

Câmara de São Luís debate expansão de creches em tempo integral

Durante a sessão plenária desta segunda-feira (12), vereadores de São Luís debateram a implementação de creches em tempo integral na capital maranhense. Enquanto alguns parlamentares celebraram a liberação de recursos e o início das obras, outros reforçaram demandas locais ainda não atendidas pela gestão municipal.

A oferta de vagas em unidades básicas de educação, principalmente em creches de tempo integral, é um dos temas mais sensíveis à população ludovicense, já que as creches que seguem esse modelo são fundamentais para o desenvolvimento infantil e o apoio às famílias, especialmente as de baixa renda. 

A vereadora Rosana da Saúde (Republicanos) iniciou as discussões sobre o tema. Ela parabenizou o prefeito Eduardo Braide (PSD) pela assinatura da Ordem de Serviço que autoriza o início das obras da Creche de Tempo Integral na Vila Sarney, localizada na Zona Rural da capital. “Quando essa creche ficar pronta, com certeza vai ajudar muito as mamães e a população ali daquela área”, declarou.

O líder do governo municipal na Câmara, vereador Dr. Joel (PSD), reforçou que a Prefeitura tem como meta construir 20 creches em tempo integral. “O prefeito lançou o maior programa de creches integrais que São Luís já teve em toda a sua história. O recurso já está assegurado, já garantido”, afirmou.

Durante os debates, o vereador Marcos Castro (PSD) cobrou a instalação de uma das creches no bairro da Ilhinha, ressaltando que a construção de uma unidade educacional na comunidade foi uma promessa de campanha do prefeito. 

Ele informou que a prefeitura alegou dificuldades em localizar e adquirir um terreno no bairro da Ilhinha. O parlamentar ressaltou que, apesar das dificuldades iniciais apontadas pela Prefeitura para encontrar um terreno viável no bairro, a comunidade conseguiu identificar uma área adequada e repassou as informações à gestão municipal. “Fui atrás do terreno, encontramos o terreno, passamos as informações para o Eduardo Braide e, até hoje, a comunidade espera essa creche”, afirmou.

No mesmo sentido, o vereador Marlon Botão (PSB) solicitou a construção de uma creche no bairro Sá Viana. “A área Itaqui-Bacanga teve o seu início e a sua pujança de crescimento iniciada no Sá Viana, nada mais justo que aquela região possa receber esses importantes aparelhos educacionais”, concluiu.

Fonte: Câmara de São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *