‘Sustentabilidade na Prática’- Professora da Uema destaca curso voltado ao envelhecimento
28 de agosto de 2023
Contas públicas têm déficit de R$ 35,8 bilhões em julho
31 de agosto de 2023

SÃO LUÍS – MPMA realiza atividades do projeto Escola para a Vida no Turu

O Ministério Público do Maranhão, por meio do Programa Comunitário em Mediação e Práticas Restaurativas (MP na Comunidade) e da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), realizou nesta segunda-feira, 28, no Centro de Ensino João Paulo II, no bairro Turu, a “Roda de Leitura”.

A iniciativa é uma das ações do projeto Escola pra Vida, que tem como objetivo principal contribuir para a construção de ambientes escolares seguros e pacificados.

Também participaram alunos das séries finais do ensino fundamental e médio das escolas CE Paulo Freire e Centro Educa Mais Professora Estefânia Rosa da Silva, além da unidade escolar que sediou a execução da atividade.

O projeto, coordenado pelo promotor de justiça Vicente de Paulo Silva Martins, é executado pelo MPMA em parceria com a Organização Social Comunitária Clube de Mães Mateus e dez comunidades escolares do território do Turu/Divineia.

As discussões com alunos e professores da comunidade escolar foram conduzidas pelo diretor da Secinst, José Márcio Maia Alves, e abordaram a violência psicológica contra a mulher, a partir da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, destacando reflexões como sobre liberdade, autonomia, respeito e dignidade nos relacionamentos. Ele expôs os benefícios e a importância que essa atividade provoca na vida das pessoas que a realizam.

“A atividade de Roda de Leitura é um dos serviços do projeto Escola Para a Vida e fomenta a proficiência em leitura, que é um elemento fundamental para o incremento de produtividade na performance dos alunos em todas as matérias que são cobradas no Enem. O que o MP está fazendo é não só induzir uma política pública educacional mais efetiva, mas também participar diretamente do projeto pedagógico das escolas, nesse resgate de interesse e de empoderamento estudantil”, disse o diretor da Secinst.

FONTE: MPMA


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *