Ministra Sonia Guajajara recebe da ONU o Prêmio Campeões da Terra
10 de dezembro de 2024
Com apoio do Governo do Estado, festival gospel Adora São Luís deve reunir grande público no Anel Viário
11 de dezembro de 2024

“Farmácias vivas, óleos essenciais e cannabis” é tema do I Simpósio de Plantas Medicinais do Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará, nesta quinta-feira (12), a abertura do “I Simpósio de plantas medicinais do Maranhão: Farmácias vivas, óleos essenciais e cannabis”, no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís (MA). O objetivo é debater avanços e perspectivas do uso terapêutico das plantas medicinais, com ênfase em farmácias vivas, óleos essenciais e o potencial da cannabis medicinal.

O seminário contará com a participação de especialistas, acadêmicos, profissionais da saúde e gestores públicos, discutindo práticas que têm ganhado destaque no cuidado da saúde pública e no fortalecimento das políticas públicas.

Em uma programação com mesas, palestras e curso, os principais temas do primeiro dia do encontro, são: Farmácias vivas no Brasil: A experiência pioneira do Ceará; A influência do uso de plantas medicinais e fitoterápicos nos exames laboratoriais; Desenvolvimento de bioprodutos: da sabedoria popular à inovação e patenteabilidade; Estudos das atividades farmacológicas de plantas medicinais; Terapias naturais e suas evidências médico-científicas; Implantação do protocolo de produtos derivados de cannabis no estado do Maranhão; A maconha em seu contexto social e suas relações com o tráfico de drogas, e cannabis, ciência, ancestralidade e medicina tradicional chinesa.

Na sexta-feira (13), a programação dos minicursos será realizada na Escola de Saúde Pública da Maranhão (ESP/MA), localizada na Rua do Giz, no Centro Histórico. No período da manhã, os cursos abordarão temas como: Óleos essenciais; Saúde indígena; Vamos aprender a fazer lambedor?; Ginecologia natural, e Minha folha, minha cura.

A agenda de minicursos prosseguirá no período da tarde com aulas sobre hortos terapêuticos na saúde prisional; Os 10 mandamentos da fitoterapia; Suplementação com fitoterápicos; Vamos falar sobre cannabis?; Tai chi chuan, e Naturopatia (as plantas medicinais na saúde da mulher e do homem).

Desde de 2017, o Programa Farmácia Viva vem ampliando no Maranhão o uso terapêutico das plantas medicinais. No estado, atualmente, 180 municípios realizaram a adesão ao programa e 65 hortos foram implantados.

Serviço

O quê: I Simpósio de plantas medicinais do Maranhão – Farmácias vivas, óleos essenciais e cannabis.

Quando: Nesta quinta (12), às 8h30.

Onde: Auditório do Palácio Henrique de Lá Rocque, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, São Luís-MA.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *