A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará, nesta quinta-feira (12), a abertura do “I Simpósio de plantas medicinais do Maranhão: Farmácias vivas, óleos essenciais e cannabis”, no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís (MA). O objetivo é debater avanços e perspectivas do uso terapêutico das plantas medicinais, com ênfase em farmácias vivas, óleos essenciais e o potencial da cannabis medicinal.
O seminário contará com a participação de especialistas, acadêmicos, profissionais da saúde e gestores públicos, discutindo práticas que têm ganhado destaque no cuidado da saúde pública e no fortalecimento das políticas públicas.
Em uma programação com mesas, palestras e curso, os principais temas do primeiro dia do encontro, são: Farmácias vivas no Brasil: A experiência pioneira do Ceará; A influência do uso de plantas medicinais e fitoterápicos nos exames laboratoriais; Desenvolvimento de bioprodutos: da sabedoria popular à inovação e patenteabilidade; Estudos das atividades farmacológicas de plantas medicinais; Terapias naturais e suas evidências médico-científicas; Implantação do protocolo de produtos derivados de cannabis no estado do Maranhão; A maconha em seu contexto social e suas relações com o tráfico de drogas, e cannabis, ciência, ancestralidade e medicina tradicional chinesa.
Na sexta-feira (13), a programação dos minicursos será realizada na Escola de Saúde Pública da Maranhão (ESP/MA), localizada na Rua do Giz, no Centro Histórico. No período da manhã, os cursos abordarão temas como: Óleos essenciais; Saúde indígena; Vamos aprender a fazer lambedor?; Ginecologia natural, e Minha folha, minha cura.
A agenda de minicursos prosseguirá no período da tarde com aulas sobre hortos terapêuticos na saúde prisional; Os 10 mandamentos da fitoterapia; Suplementação com fitoterápicos; Vamos falar sobre cannabis?; Tai chi chuan, e Naturopatia (as plantas medicinais na saúde da mulher e do homem).
Desde de 2017, o Programa Farmácia Viva vem ampliando no Maranhão o uso terapêutico das plantas medicinais. No estado, atualmente, 180 municípios realizaram a adesão ao programa e 65 hortos foram implantados.
Serviço
O quê: I Simpósio de plantas medicinais do Maranhão – Farmácias vivas, óleos essenciais e cannabis.
Quando: Nesta quinta (12), às 8h30.
Onde: Auditório do Palácio Henrique de Lá Rocque, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, São Luís-MA.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO