Justiça Eleitoral frustra Josimar e reconhece legitimidade de vereadores do Podemos
17 de dezembro de 2024
Conselho Superior do MPMA aprova promoção e duas remoções
18 de dezembro de 2024

Presidente do Inmeq/MA aborda operação contra fraude em postos de combustíveis

Eliel Gama informou, no ‘Café com Notícias’, que operação investigou 11.318 postos, dos quais 953 bombas foram reprovadas por diversos motivos

Presidente do Inmeq/MA aborda operação contra fraude em postos de combustíveis

Presidente do Inmeq/MA, Eliel Gama, deu detalhes de operação em conversa com a jornalista Elda Borges

Uma operação inédita, realizada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq/MA), resultou no fechamento de cinco postos de combustíveis na Região Metropolitana de São Luís. Para falar mais sobre esse tema, o programa ‘Café com Notícias’, desta quarta-feira (18), na TV Assembleia, recebeu o presidente do órgão, Eliel Gama.

A fiscalização percorreu todos os 217 municípios do estado e identificou irregularidades graves, como fraudes eletrônicas que alteravam a quantidade de combustível entregue ao consumidor.

“O Maranhão dá um recado duro para os fraudadores: temos um Instituto de Metrologia que combate essas práticas com rigor”, afirmou Eliel Gama.

A operação investigou 11.318 postos de combustíveis, dos quais 953 bombas foram reprovadas por diversos motivos, desde falhas técnicas até fraudes sofisticadas. Gama explicou que a fraude mais grave envolvia o acionamento de sistemas eletrônicos que manipulavam a quantidade entregue, mas que voltavam ao padrão quando detectavam a presença de fiscais.

“É uma fraude para quem tem um nível técnico muito bom, mas nossa equipe conseguiu identificar”, destacou.

Além das denúncias feitas por consumidores, a colaboração de empresários locais foi essencial para o sucesso da operação. Segundo Gama, muitos empresários que seguem a legislação ajudam ativamente na fiscalização para evitar concorrência desleal.

 “Essa luta é de todos, porque um mercado justo beneficia tanto consumidores quanto os bons empresários”, comentou.

FONTE ALEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *