Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3
19 de setembro de 2024
Vacinas: combate às fake news deve focar em quem tem dúvidas, diz Opas
20 de setembro de 2024

Avanços da educação especial no Maranhão em destaque no ‘Café com Notícias’

Jocenilson Costa, supervisor de Modalidades e Diversidades Educacionais da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), falou sobre o assunto

De acordo com o último Censo Escolar, nos últimos 10 anos, de 2013 a 2023, o número de pessoas com deficiência na rede de educação do Estado cresceu em torno de 60%. Para falar a respeito desse assunto, o supervisor de Modalidades e Diversidades Educacionais da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Jocenilson Costa, esteve no ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (19), na TV Assembeia.

“Esse número cresce em virtude das políticas que são ampliadas a partir de 2013 até agora. Então, a tendência é que esses estudantes chegassem mais às escolas e, sobretudo, fossem para as salas comuns, as salas regulares, porque o atendimento não é fixado apenas naquela especificidade de uma sala, não é reduzido a isso. Com essa ampliação, com o espaço maior de escolarização e inserção desses estudantes na sala comum, essa matrícula tende a aumentar porque o estudante está na sala de aula comum, recebendo o atendimento com todos os outros estudantes e, no contraturno, está recebendo um atendimento especializado”, detalhou Jocenilson Costa.

O supervisor ressaltou, ainda, que os estudantes com deficiência têm à disposição a Sala de Recurso Multifuncional, na qual são atendidos de acordo com suas especificidades. Esse atendimento pode ser diário ou alternado durante a semana, de acordo com o grau de suporte de atendimento de cada um e há casos de estudantes com deficiência que não necessitam desse atendimento.

Jocenilson Costa afirmou, também, que outro fator que está diretamente relacionado a esse crescimento de matriculas é a formação dos professores e a ampliação da rede de ensino para o acesso desses estudantes.

FONTE: ALEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *