Escritor e ambientalista José Carlos Aroucha falou sobre o problema que afeta todo o planeta e sobre como enfrentar tudo isso
No programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (20), na TV Assembleia, a jornalista e apresentadora Elda Borges conversou com o escritor e ambientalista José Carlos Aroucha. Ele falou sobre as causas e consequências das mudanças climáticas que vêm acontecendo de maneira acelerada em todo o planeta e como enfrentar tudo isso.
José Carlos Aroucha começou reforçando a importância de serem desenvolvidas políticas públicas pelas autoridades competentes e gestores ambientais, ações que não só ajudem no processo de preservação, mas que principalmente conscientizem a população da importância de preservar.
Sobre os impactos das mudanças climáticas no Maranhão, José Carlos Aroucha destacou a situação do rio Itapecuru, um dos principais do estado. Segundo o ambientalista, o rio vem sendo contaminado por dejetos domésticos, sanitários e até mesmo hospitalares.
“O rio está entrando em um colapso ambiental e eu fico até triste, porque você não vê políticas públicas socioambientais para reverter esse quadro, haja vista que esse é um rio genuinamente maranhense. A capital, São Luís, toma água desse rio, 60% da população e 100% de Caxias toma a água do Itapecuru. Então, a gente não está criando políticas públicas e medidas para reverter esse processo, tanto de poluição como de contaminação, que não é só na calha do rio, são seus afluentes e subafluentes”, observou.
O ambientalista também falou um pouco sobre o seu livro ‘Planeta Terra: A grande lixeira humana’.
“Fui muito criticado pela temática do livro, mas quando eu falo ‘Planeta Terra: a grande lixeira humana’ eu não estou falando que os cidadãos são lixo. É que as pessoas que não são conscientes estão transformando o nosso planeta em uma grande lixeira”, explicou
FONTE: ALEMA