Iracema Vale destaca importância dos profissionais da Segurança em ato de promoção e entrega de medalhas na PMMA
24 de setembro de 2024
Prévia da inflação recua em setembro e na comparação anual
25 de setembro de 2024

Programa ‘Café com Notícias’ trata sobre menopausa e mudanças na vida da mulher

Convidado foi o médico ginecologista e obstetra Ulysses Araújo sobre a menopausa e seus efeitos na vida e saúde da mulher

No ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (24), na TV Assembleia, a jornalista e apresentadora Elda Borges conversou com o médico ginecologista e obstetra Ulysses Araújo sobre a menopausa e seus efeitos na vida e saúde da mulher.

A menopausa é definida pela ausência de menstruação (amenorreia) por 12 meses consecutivos e é determinada de forma retroativa, representando o término, permanente, da menstruação. A menopausa pode ocorrer entre os 45 e 55 anos, mas quando acontece por volta dos 40 anos ou menos é considerada precoce. 

“Um dos principais órgãos que produz os hormônios são os ovários, então quando a mulher chega na menopausa os ovários começam diminuir a sua função, é chamado hipofunção, os folículos vão diminuindo e ela vai começar a ter alterações do ciclo menstrual. Normalmente, menstrua mensal, e ela passa a menstruar de dois em dois meses, três em três meses; começa a ficar essa variação e aí vem as ondas de calor e outros sintomas”, ressaltou.

O médico explicou que a menopausa não é uma doença, mas sim uma etapa natural na vida da mulher e não precisa ser encarada com sofrimento, sendo possível aliviar os sintomas dessa fase através de terapias de reposição hormonal, com o uso de fitoterápicos, a prática de atividades físicas e uma alimentação adequada.

Segundo o médico, a terapia de reposição hormonal (TRH) têm suas contraindicações e uma delas é o câncer de mama, de endométrio e outros tipos de câncer.

Entre os sintomas da menopausa, estão as ondas de calor do corpo, popularmente conhecidas como fogachos, ondas de frio, irritabilidade, unhas e cabelos mais frágeis, perda de massa óssea, em alguns casos a mulher pode ter depressão e melancolia, entre outros sintomas.

FONTE: ALEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *