Coordenadora do Viva Mulher, Carol Arruda informou que o projeto percorre os municípios do estado, levando atendimentos como o exame preventivo papanicolau
As ações da Carreta da Mulher Maranhense, coordenadas pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram detalhadas pelo programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, desta terça-feira (15). A convidada foi a coordenadora do Viva Mulher, Carol Arruda.
A gestora reforçou que a Carreta da Mulher Maranhense percorre os municípios do estado, levando atendimentos básicos de saúde, como exame preventivo de câncer do colo de útero (papanicolau); exame do diagnóstico do câncer de mama (mamografia); vacinação; teste rápido de HIV e palestras educativas. Durante o mês de outubro, em que acontece a campanha Outubro Rosa, essas atividades são intensificadas em todo o estado.
Carol Arruda explicou, ainda, que além de oferecer os exames, após a entrega dos resultados é feito todo o acompanhamento do tratamento daquela mulher que recebeu um diagnóstico positivo, para que assim ela inicie o tratamento de maneira precoce e chegue ao final com bons resultados.
“A gente acompanha, faz todo o percurso junto com essa família e busca dar o apoio, a gente faz esse acompanhamento ligando, em contato com as assistentes sociais dos municípios. Não tem déficit de nenhum abandono, porque a nossa preocupação é iniciar e não concluir, mas os casos que foram identificados todos estão sendo acompanhados e estão em tratamento”, explicou Carol Arruda.
A coordenadora ressaltou que o projeto Carreta de Mulher Maranhense também busca atender as mulheres indígenas do estado e, este ano, serão contemplados os territórios de Amarante, Grajaú e Arame, durante dois dias, para atender ao maior número de indígenas.
FONTE: ALEMA