Uma programação com oferta de massagem terapêutica, teste de bioimpedância, exposição de produtos de beleza e de suplementos alimentares, entre outros serviços, foi promovida, na manhã desta quinta-feira, 17, na Procuradoria-Geral de Justiça. A atividade foi alusiva ao Outubro Rosa, campanha que promove, neste mês, a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Portanto, foi destinada às mulheres da instituição.
O evento, organizado pela Seção de Saúde Funcional, contou, ainda, com uma roda de conversa sobre “Alimentação na prevenção do câncer de mama”, coordenada pela nutricionista Lilian Froes, da referida seção. “O tema de hoje é a alimentação, mas a gente sabe que a prevenção envolve diversas áreas profissionais, porque o câncer tem fatores múltiplos”, disse a palestrante no início de sua explanação.
PREVENÇÃO
Na abertura, a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Leite, destacou a importância da atividade por ser dedicada à saúde da mulher. “Essa programação, dedicada às mulheres, é muito importante porque trata da prevenção do câncer de mama, que exige cuidados permanentes. Por isso, digo que não podemos resumir a questão ao Outubro Rosa nem somente à mama. Prevenção e autocuidado têm que ser feitos durante o ano inteiro, porque o câncer é rápido e pode atingir todas as partes do corpo”, disse.
O procurador-geral de justiça do Ministério Público do Maranhão, Danilo de Castro, parabenizou a Seção de Saúde Funcional pela iniciativa e afirmou que os cuidados com a saúde devem ser permanentes. “Fico feliz em ver todas vocês aqui e peço que se cuidem, realizando exames sempre. O autoexame de mama é simples de fazer. Sem saúde, não é possível viver bem. Contem com a administração superior sempre”, declarou o chefe do MPMA.
Também se pronunciou na abertura a chefe da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Fátima Moraes, destacando que os cuidados com a saúde exigem alimentação saudável, atividade física constante e bem-estar físico e mental.
Igualmente participaram da programação a procuradora de justiça Mariléa Campos dos Santos Costa, presidente da Comissão de Gestão Ambiental, e a chefe de gabinete da PGJ, Theresa Muniz de La Iglesia.
A servidora Karina Marinho, da Coordenação de Processos, foi uma das mulheres da instituição que aproveitou a programação da manhã. “Essa roda e conversa é muito importante para a conscientização do perigo do câncer de mama, para que a gente possa se conhecer melhor e cuidar mais do nosso corpo. Além disso, apesar do tema, a programação é feita com leveza. Gostei muito”, enfatizou.
FONTE: MPMA