A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) desenvolveu, por cerca de uma semana, as ações da primeira edição do projeto Trilha de Saberes: Experiências Comunitárias. O primeiro local sede das atividades foi a comunidade quilombola Graça de Deus, no município de Mirinzal.
No período de 11 a 16 deste mês, a equipe da Superintendência de Qualificação da Setur-MA cumpriu, dentro da comunidade, um cronograma de ações e capacitações com o intuito de fomentar e fortalecer o Turismo de Base Comunitária (TBC) e o afroturismo.
Cerca de 65 alunos foram capacitados nos cursos de “Hospedagem Familiar: Cama e Café”; “Precificação e Vendas no Artesanato; e “Criação de Cardápio e Precificação”. As qualificações foram estendidas para moradores das comunidades do Deserto e Porto do Nascimento, comunidades quilombolas vizinhas. As atividades desenvolvidas fazem parte do primeiro ciclo do projeto que direciona ações de qualificação que contemplam três eixos: alimentação, hospedagem e artesanato.
Após essa etapa, a equipe técnica da Setur-MA irá retornar à comunidade quilombola para realizar o segundo ciclo de atividades, em que serão analisadas as melhorias implementadas e desenvolvidas pelos alunos que participaram do primeiro ciclo das capacitações.
O projeto Trilha de Saberes tem como objetivo identificar e discutir oportunidades para o desenvolvimento e fortalecimento das comunidades quilombolas, promovendo a valorização da cultura afro, história e tradições seculares.
“Esta é uma ação bastante significativa para o desenvolvimento do afroturismo e do Turismo de Base Comunitária, o TBC. As atividades serão fundamentais na identificação, produção e fomento do turismo nas comunidades tradicionais. Acreditamos no potencial turístico dos quilombos, que têm muito a oferecer em termos históricos, culturais e de belezas naturais”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.
Além da qualificação, foi realizado também o Encontro de Embaixadores Mirins, da comunidade Graça de Deus, com atividades especiais voltadas para as crianças com idade entre 7 e 10 anos, que desenvolveram trabalhos relacionados ao patrimônio, com ênfase na valorização da história e da cultura local. Durante o encontro, aconteceu um passeio guiado pela comunidade a palestra de sensibilização do programa “Mais Infância, Mais Turismo”, sobre o assédio e exploração sexual de crianças e adolescentes no segmento turístico.
A presidente da Associação Remanescentes de Quilombo do Território Graça de Deus, Jane Araújo, destacou a relevância da ação para a preservação das riquezas culturais das comunidades quilombolas.
“Além do impacto na geração de renda local, essa ação da Setur-MA proporciona para nós mais conhecimento para lidarmos com as práticas turísticas dentro da nossa comunidade. Não tenho dúvida que o aprendizado adquirido com as capacitações terão resultado positivo no desenvolvimento do turismo na nossa região”, disse a líder comunitária.
Luara Farias, uma das alunas capacitadas pelo curso de Criação de Cardápio e Precificação, destacou a ação de capacitação desenvolvida pela Setur-MA na comunidade.
“Agradecemos de coração o apoio da Setur-MA em proporcionar aos moradores da comunidade conhecimento e oportunidade de iniciar uma capacitação. Tenho certeza que com o aprendizado dos cursos iremos praticar e ter sucesso”, disse a aluna.
O superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro, explicou a que as atividades desenvolvidas pelo projeto Trilha de Saberes se propõem ao crescimento coletivo e valorização a partir do turismo.
“O foco do projeto é ofertar cursos de curta duração e atuar na promoção turística, com olhar diferenciado para as comunidades quilombolas e povos originários do estado. Essa iniciativa tem como objetivo preservar o patrimônio cultural dessas comunidades, ao mesmo tempo em que fomenta o desenvolvimento local de forma inclusiva e participativa”, explicou o superintendente.
A experiência imersiva da Setur-MA no quilombo se encerrou com a tão esperada Feira Cultural. Momento final de exposição de artesanato, apresentações e degustação de comidas típicas. Na ocasião, também foram entregues os certificados de conclusão de curso.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO